





A primeira espécie descoberta no início do ano estava incompleta, disse o pesquisador Xu, e com base neste espécime, nomeamos o dinossauro Anchiornis; pensamos que era um parente próximo dos pássaros. Mas então encontramos o segundo espécime, que estava bastante completo – e bem preservado. O mais interessante é que por todo o esqueleto, você vê penas. Com base neste segundo exemplar, nos demos conta de que esta era uma espécie muito mais importante, e definitivamente uma das espécies mais importantes para entendermos a origem dos pássaros e de seu voo. O professor Xu acredita que a forma de quatro asas pode ter sido um estágio muito importante na transição evolucionária dos dinossauros para pássaros. Os detalhes das últimas descobertas foram apresentados nesta semana no encontro anual da Sociedade de Paleontólogos de Vertebrados, na Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. O renomado paleontólogo britânico Michael Benton disse que o anúncio é de grande importância. Ao desenhar a árvore da vida, é bastante óbvio que há registros de fósseis com penas anteriores ao Archaeopteryx.
Fonte BBC News.
Já nesta visita, muitas espécies de aves foram avistadas, algumas muito comuns, como o sabiá- laranjeira, as tirivas, joão de barro e outras nem tanto, como o sanhaço-frade, a gralha-azul e o pica-pau do campo.
OBS Importante: Ao chegarmos na RPPN, o casal tinha acabado de se deparar com duas pessoas contratadas por um empresário para roubarem orquídeas para uma floricultura. Os dois ladrões e criminosos foram abordados a tempo de podermos resgatar todo o saco de orquídeas já coletadas.
A figura acima ilustra um dos mais famosos projetos para a solução de problemas de mobilidade urbana - O Velib, de Paris (http://www.velib.paris.fr/). Um sistema de aluguel de bicicletas, e que hoje vem sendo copiado em todo o mundo devido a sua grande aceitação e pontos em prol do meio ambiente. No Brasil grandes inciativas vêm se desenvolvendo. Podemos citar como exemplo, o projeto http://www.paradavital.org.br/ em São Paulo, a http://www.abciclovias.com.br/ em Blumenau (SC) e a http://www.viaciclo.org.br/ em Florianópolis (SC).
Até a próxima!
Foto: Cortesia de Maicon Mohr (COAVE).
Quem tiver mais interesses sobre as aves marinhas pode acessar o site http://www.avesmarinhas.com.br/, que disponibiliza os trabalhos na íntegra e ainda monografias de curso de graduação e dissertações de mestrado sobre o tema.