terça-feira, 29 de dezembro de 2009
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Ciência do aquecimento global já completa 182 anos de alertas
Coleta e processamento - Foi só nas últimas décadas que um certo ceticismo da comunidade científica foi rompido. Primeiro porque passou a ser viável obter séries longas de dados climatológicos para diferentes regiões do globo, o que permitiu observar alterações significativas em escala planetária, e não apenas numa região específica. Também passaram a ser desenvolvidos computadores com a potência necessária para processar modelos de simulação dos processos físicos, químicos e biológicos que afetam todo o sistema climático. Em 2001, relatório do IPCC previu aumento de 1,4°C a 5,8°C na temperatura do planeta até 2100. Seis anos depois, o quarto relatório do IPCC defendeu que o aquecimento global é “inequívoco”, prevendo aumento médio de 3°C caso a concentração de gases-estufa dobre. O IPCC foi criado em 1988, um ano depois da assinatura do Protocolo de Kyoto. “Filho” de duas agências das Nações Unidas – a que trata de meio ambiente (Pnuma) e a dedicada à meteorologia (WMO, na sigla em inglês) – seu objetivo é usar a literatura científica para compreender e avaliar a extensão das mudanças climáticas. Outro objetivo é avaliar o potencial da humanidade para adaptar-se às alterações ou fazer frente a elas. Junto com o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, os cientistas do IPCC até ganharam o Nobel da Paz, em 2007. Conhecimento científico acumulado, portanto, não é problema. A questão, agora, é se as nações terão capacidade de assumir compromissos reais para enfrentá-lo. Até o momento, o histórico não é dos mais animadores.
Fonte: G1
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Negociações sobre as mudanças climáticas
Os ministros, incluindo os dos principais emissores de gases, como China e Estados Unidos, devem se reunir por dois dias em um hotel da capital dinamarquesa em busca das chances finais de dar fim ao antigo impasse entre países ricos e pobres.
A reunião vai testar quanto o mundo concorda com o presidente dos EUA, Barack Obama, e os líderes da cúpula da Ásia e do Pacífico, que se encontraram em Cingapura. Neste domingo, eles deram apoio aos planos do premiê dinamarquês de fechar apenas um acordo político, e não inteiramente legal em Copenhague.
O primeiro-ministro Lars Lokke Rasmussen detalhou um plano de um "acordo político" que cubra questões-chave, como limitações sobre emissões de gases e que fixa prazo para o acordo de um texto legal no futuro. Mas países africanos, os menos desenvolvidos, pequenas nações insulares e alguns europeus insistem que um acordo apropriado seja fechado em Copenhague.
"Todas as indicações são de que (essas nações) ainda querem um resultado com obrigação legal em Copenhague", afirmou Kim Carstensen, do grupo ambiental WWF. "É cedo demais para reduzirmos as ambições", acrescentou.
Rasmussen disse que Copenhague ainda pode fechar metas como as de emissões de gases por países desenvolvidos, ações de nações em desenvolvimento para desacelerarem suas emissões e fundos para os pobres, mesmo se isso tudo não estiver incluído em um texto legal.
Fonte: Notícias MSN.
domingo, 8 de novembro de 2009
Prêmio Verde 2009
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Em defesa dos animais domésticos - Urgente!
http://e-activist.com/ea-campaign/clientcampaign.do?ea.client.id=101&ea.campaign.id=4207
Obrigado!!
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
Fóssil de dinossauro comprova parentesco com as aves
A primeira espécie descoberta no início do ano estava incompleta, disse o pesquisador Xu, e com base neste espécime, nomeamos o dinossauro Anchiornis; pensamos que era um parente próximo dos pássaros. Mas então encontramos o segundo espécime, que estava bastante completo – e bem preservado. O mais interessante é que por todo o esqueleto, você vê penas. Com base neste segundo exemplar, nos demos conta de que esta era uma espécie muito mais importante, e definitivamente uma das espécies mais importantes para entendermos a origem dos pássaros e de seu voo. O professor Xu acredita que a forma de quatro asas pode ter sido um estágio muito importante na transição evolucionária dos dinossauros para pássaros. Os detalhes das últimas descobertas foram apresentados nesta semana no encontro anual da Sociedade de Paleontólogos de Vertebrados, na Universidade de Bristol, na Grã-Bretanha. O renomado paleontólogo britânico Michael Benton disse que o anúncio é de grande importância. Ao desenhar a árvore da vida, é bastante óbvio que há registros de fósseis com penas anteriores ao Archaeopteryx.
Fonte BBC News.
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Os animais nos ensinam muito...
Confiram e até a próxima.
http://www.animalssavetheplanet.com/media/swf/design_video.swf?vidNumber=1
quinta-feira, 27 de agosto de 2009
Projeto Aves de Urubici
Já nesta visita, muitas espécies de aves foram avistadas, algumas muito comuns, como o sabiá- laranjeira, as tirivas, joão de barro e outras nem tanto, como o sanhaço-frade, a gralha-azul e o pica-pau do campo.
OBS Importante: Ao chegarmos na RPPN, o casal tinha acabado de se deparar com duas pessoas contratadas por um empresário para roubarem orquídeas para uma floricultura. Os dois ladrões e criminosos foram abordados a tempo de podermos resgatar todo o saco de orquídeas já coletadas.
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
A Eco-Verdade!
Você recicla seu lixo?, perguntou a um amigo. Sim, respondeu o colega! Mas esta resposta, em meio a outras questões que fizemos, não garantiu uma ecoavaliação positiva. O que se pode dizer, é que o nosso estilo de vida é uma combinação de atitudes tão ecológicas quanto nocivas à querida terra. Assim sendo, ninguém está mais livre da culpa individual sobre a depredação generalizada. Não só carregamos nos ombros o peso de nossa Humanidade como chegamos a um ponto em que não conseguimos voltar atrás de nossa tecnologia dispendiosa e nosso predatório estilo de viver. E as medidas que adotamos para nos aproximar do meio ambiente são facilmente mercantilizadas, valendo apenas a lei do lucro. Assim, por exemplo, podemos mudar nosso estilo de vida, mas não a depredação da terra. Sabe-se hoje, que a criação de gado tem contribuição significativa para o efeito estufa. Mudamos então para "seres vegetarianos", porém, o que acontece é que a demanda por isso gera mais e mais áreas cultiváveis no planeta devido a população insustentável que temos que administrar. Ou, adotamos um estilo de vida baseado em consumo dos frutos do mar, muito mais saudável que o consumo da carne vermelha, e o que acontece, contribuímos para a diminuição do efeito estufa e saqueamos nossos mares e oceanos. Sim, sustentar a ser humano sobre o planeta não é tarefa fácil e assim destruímos o ambiente marinho extinguindo espécies de peixes e outros organismos. Hoje, estima-se que os recursos pesqueiros não comportem mais do que 30 anos de exploração se continuarem no ritmo atual. Vocês entenderam? Hoje, temos temos que pensar em muitas e outras tantas estratégias para renovar nossos costumes que não caminham alinhados a sustentabilidade. A coisa não é tão simples, podem acreditar. Claro, se cada um fizer a sua parte, o planeta agradece, mas o buraco é muito mais embaixo e exige estratégias que não dependem somente daqueles que acreditam em um mundo melhor para viver, pois aquelas que fato tem o poder para tomar as decisões, normalmente estão vinculadas ao lucro, ou seja, ........
Bom, com essa postagem esperamos que vocês pensem um pouco mais sobre tudo isso que estamos vivendo, e se realmente podemos sonhar um dia na convivência harmoniosa entre homem e meio ambiente! Nós acreditamos, porém é preciso refletir sobre tudo isso.
Eco-Sensu.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Esponjas vegetais!?
segunda-feira, 27 de julho de 2009
E por falar em orgânicos....
Parece que o bem estar das pessoas não prevalece diante do interesse particular de alguns monopólios.....
No link abaixo você terá acesso a visualização da cartilha! http://www.slideshare.net/Dedalus77/cartilha-ziraldo
quarta-feira, 22 de julho de 2009
Cultivo Orgânico
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Bike na Rua - Mobilidade Urbana
A figura acima ilustra um dos mais famosos projetos para a solução de problemas de mobilidade urbana - O Velib, de Paris (http://www.velib.paris.fr/). Um sistema de aluguel de bicicletas, e que hoje vem sendo copiado em todo o mundo devido a sua grande aceitação e pontos em prol do meio ambiente. No Brasil grandes inciativas vêm se desenvolvendo. Podemos citar como exemplo, o projeto http://www.paradavital.org.br/ em São Paulo, a http://www.abciclovias.com.br/ em Blumenau (SC) e a http://www.viaciclo.org.br/ em Florianópolis (SC).
Até a próxima!
segunda-feira, 6 de julho de 2009
Dica de Pesquisa
Foto: Cortesia de Maicon Mohr (COAVE).
Quem tiver mais interesses sobre as aves marinhas pode acessar o site http://www.avesmarinhas.com.br/, que disponibiliza os trabalhos na íntegra e ainda monografias de curso de graduação e dissertações de mestrado sobre o tema.
domingo, 28 de junho de 2009
Voos Ameaçados
Para citar um exemplo positivo, no Brasil, a Ararinha-Azul, que vive no Raso da Catarina, na Bahia e saiu da lista de perigo crítico, graças as ações conservacionistas.
Porém, para o diretor da BIRDLIFE, Leon Bennun, as comemorações não tem as mesmas proporções que os desafios, porém essa nova listagem das espécies ameaçadas mostra um caminho. Acesse o site: http://www.iucn.org/ (Fonte: Revista Globo Rural, Junho/09).