domingo, 28 de junho de 2009

Voos Ameaçados

Todos os anos, a IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza divulga uma lista das aves ameaçadas de extinção no planeta em parceria com a entidade BIRDLIFE Internacional, que conduz a pesquisa. A relação de 2009 é composta por 1.227 espécies de pássaros - 192 delas em perigo crítico - que tiveram seu habitat afetados pelo desmatamento, pelo avanço da agricultura ou pelas mudanças climáticas. Acredita-se que 153 espécies já sumiram do mundo desde o ano 1500. Os pesquisadores da IUCN manifestaram grande preocupação com o número de aves em risco, apesar das muitas iniciativas de conservação. Um exemplo é o colibri (Eriocnemis isabellae) endêmico de uma região restrita na Colômbia.



Para citar um exemplo positivo, no Brasil, a Ararinha-Azul, que vive no Raso da Catarina, na Bahia e saiu da lista de perigo crítico, graças as ações conservacionistas.



Porém, para o diretor da BIRDLIFE, Leon Bennun, as comemorações não tem as mesmas proporções que os desafios, porém essa nova listagem das espécies ameaçadas mostra um caminho. Acesse o site: http://www.iucn.org/ (Fonte: Revista Globo Rural, Junho/09).

Nenhum comentário:

Postar um comentário