segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Esponjas vegetais!?

Não, não estamos falando das já conhecidas esponjas marinhas, que por sinal são animais filtradores do filo porifera. Estamos falando de um outro tipo de esponja, capaz de absorver uma infinidade de elementos nocivos à saúde: as plantas! Uma pesquisa realizada recentemente aponta plantas que podem limpar o ar de ambientes internos. As mais comuns e de cultivo fácil, como por exemplo as samambaias e pequenas palmeiras, podem sim ajudar na manutenção de um ambiente mais asséptico, se é o que podemos falar. O autor da pesquisa, o engenheiro ambiental Bill Wolverton, ex pesquisador da Nasa, conta que o interior dos ambientes pode ser até dez vezes mais poluído que o lado de fora, acumulando contaminação suficiente para causar alergias, asma entre outras patologias. Devemos pensar ainda em todos os tipos de recintos fechados, banheiros públicos, escritórios, hospitais na qual seu estudo identificou mais de 900 tipos de gases transportados pelo ar, inclusive formol (cancerígeno) e derivados de tintas como benzeno, alcool, clorofórmio e amoníaco, apenas para citar alguns. Dessa forma, a intalação de uma planta a cada 9 metros seria mais do que suficiente para eliminar esses elementos, que são "tragados" pelas plantas e consumidos nas raízes pela cadeia microbiana, como fungos micorrízicos e bactérias!

Partindo do mesmo motivo, ou seja, a prática de cultivar plantas dentro de casa, foi que a designer holandesa Marieke Staps inovou ainda mais e criou um outro jeito sustentável de ver as horas: o Soil Clock (relógio de solo). É simples: o relógio possui um sistema de eletrodos de cobre e zinco. Ao plugá-lo em um vaso de planta qualquer, o material age como um condutor de eletricidade e capta a energia produzida pelo metabolismo natural das plantas para convertê-la em eletricidade e fazer o relógio funcionar. Mas com um detalhe “óbvio”: para manter a invenção funcionando, a planta também não pode parar de produzir energia, e, para isso, ela precisa de água. Ou seja, para os avoados de plantão, que esquecem de regar as plantinhas durante vários dias, há um grande risco de perder a hora!

Mais uma grande sacada da pesquisa científica e um grande motivo para acreditarmos de uma vez por todas na convivência harmoniosa entre seres humanos e natureza! Utópico? Deixamos a pergunta no ar para vocês refletirem um pouco!

Até mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário