quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Projeto Aves de Urubici

Neste último final de semana, a Eco-Sensu participou de um projeto de levantamento da avifauna, dentro de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), na cidade de Urubici. A proposta de fazer o projeto, que ainda está em fase de estruturação, partiu de um casal de amigos, que resolveram comprar aproximadamente 29 hectares de terra, com a finalidade de trasformá-la em uma RPPN. Posteriormente, todos as informações obtidas poderá subsidiar os planos de manejo dentro dessa propriedade, que de acordo com o SNUC (Sistema Nacional de Unidade de Conservação), entra na classificação de uso sustentável e para pesquisa. Um ponto muito interessante, é que esta RPPN, batizada de Portal das Nascentes, servirá como uma espécie de corredor ecológico entre o Parque Nacional de São Joaquim e o Parque Nacional do Campo dos Padres. Abaixo seguem algumas fotos para vocês terem a idéia da área.

Já nesta visita, muitas espécies de aves foram avistadas, algumas muito comuns, como o sabiá- laranjeira, as tirivas, joão de barro e outras nem tanto, como o sanhaço-frade, a gralha-azul e o pica-pau do campo.


OBS Importante: Ao chegarmos na RPPN, o casal tinha acabado de se deparar com duas pessoas contratadas por um empresário para roubarem orquídeas para uma floricultura. Os dois ladrões e criminosos foram abordados a tempo de podermos resgatar todo o saco de orquídeas já coletadas.

Muito trabalho há de ser feito, e esse é apenas mais um dos exemplos da batalha pela preservação dos recursos naturais. Sempre manteremos vocês informados das novidades sobre esse importante trabalho.
Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário