quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A Eco-Verdade!

Gostaríamos de iniciar esse post, falando sobre a materia de capa de duas importantes revistas, e que além de outros assuntos, tratam também das questões ambientais. A primeira, a Scientific American Brasil, em uma edição especial sobre os oceanos, e a segunda a revista GEO. Coincidência ou não, ambas tratam da questão alarmante da proteção dos recursos marinhos, em especial os recursos pesqueiros! Aonde queremos chegar? É justamente o editorial dessas revistas que chamaram a atenção, e falam sobre algo que a tempos gostaríamos de comentar. Diz respeito sobre a grande verdade em relação ao "boom" da atenção voltada às questões ambientais e sobre a grande verdade em relação a sustentabilidade de nosso planeta! Em um mundo de Ecobags, Ecoatitude, Ecovaloração e Eco não sei mais o que, o Eco-Sensu não prevalece! Vamos aos dizeres dos autores e vocês entenderão aonde quero chegar.

Você recicla seu lixo?, perguntou a um amigo. Sim, respondeu o colega! Mas esta resposta, em meio a outras questões que fizemos, não garantiu uma ecoavaliação positiva. O que se pode dizer, é que o nosso estilo de vida é uma combinação de atitudes tão ecológicas quanto nocivas à querida terra. Assim sendo, ninguém está mais livre da culpa individual sobre a depredação generalizada. Não só carregamos nos ombros o peso de nossa Humanidade como chegamos a um ponto em que não conseguimos voltar atrás de nossa tecnologia dispendiosa e nosso predatório estilo de viver. E as medidas que adotamos para nos aproximar do meio ambiente são facilmente mercantilizadas, valendo apenas a lei do lucro. Assim, por exemplo, podemos mudar nosso estilo de vida, mas não a depredação da terra. Sabe-se hoje, que a criação de gado tem contribuição significativa para o efeito estufa. Mudamos então para "seres vegetarianos", porém, o que acontece é que a demanda por isso gera mais e mais áreas cultiváveis no planeta devido a população insustentável que temos que administrar. Ou, adotamos um estilo de vida baseado em consumo dos frutos do mar, muito mais saudável que o consumo da carne vermelha, e o que acontece, contribuímos para a diminuição do efeito estufa e saqueamos nossos mares e oceanos. Sim, sustentar a ser humano sobre o planeta não é tarefa fácil e assim destruímos o ambiente marinho extinguindo espécies de peixes e outros organismos. Hoje, estima-se que os recursos pesqueiros não comportem mais do que 30 anos de exploração se continuarem no ritmo atual. Vocês entenderam? Hoje, temos temos que pensar em muitas e outras tantas estratégias para renovar nossos costumes que não caminham alinhados a sustentabilidade. A coisa não é tão simples, podem acreditar. Claro, se cada um fizer a sua parte, o planeta agradece, mas o buraco é muito mais embaixo e exige estratégias que não dependem somente daqueles que acreditam em um mundo melhor para viver, pois aquelas que fato tem o poder para tomar as decisões, normalmente estão vinculadas ao lucro, ou seja, ........

Bom, com essa postagem esperamos que vocês pensem um pouco mais sobre tudo isso que estamos vivendo, e se realmente podemos sonhar um dia na convivência harmoniosa entre homem e meio ambiente! Nós acreditamos, porém é preciso refletir sobre tudo isso.

Eco-Sensu.

Um comentário:

  1. Veja em nosso blog a listagem dos blogs que consideramos viciantes.

    Voces também receberam o selo!

    Pegue láá

    abração

    ResponderExcluir