sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O mar não está para peixe!!

Olá pessoal, tudo certo!?

Bom, espero que esteja tudo bem com todos e finalmente vamos atualizar o nosso blog pois já faz algum tempo que não postamos novas notícias. E um dos motivos é que as saídas de campo estão paradas, em virtude das condições de tempo e navegabilidade. Assim sendo, desde a última saída efetuada para as ilhas Moleques do Sul em agosto, a nossa última investida foi agora no final de outubro, no entanto, alguns caldos (leia-se algo como mini-afogamentos) e um pouco de água salgada ingerida, foram suficientes para nos alertar que mais uma vez a entrada para pelas pedras na área "protegida" da ilha seria impossível. Ao longo das 1h50min de navegação já prevíamos que seria quase impossível, mas...tentar não custaria nada! Para se ter idéia de como o período reprodutivo das aves na ilha está intenso, algumas gaivotas investiram ataques naquele corpo estranho que estava tentando se aproximar, algo que é muito incomum, mas quando o assunto é proteção de território, a lei da natureza impera e desta vez tivemos que respeitá-la também. Abandonar a missão sabendo que o cronograma já está atrasado e muita coisa seria feita na ilha, como a marcação de novos ninhos, anilhamento de filhotes e coleta de amostras foi uma decisão difícil. Mas daqui a duas semanas estamos tentando novamente, e para mostrar um pouco do andamento das atividades, seguem algumas fotos da nossa última saída, em agosto.

Até breve...
Fig. 01. Gaiola para capturar gaivotas adultas. Obs: Temos licença do SISBIO e este procedimento não machuca as aves.
Fig. 02. Equipe no campo.

Fig. 03. Ninhos marcados e respectivos ovos da gaivota Larus dominicanus.

Fig. 04. Ovos de gaivotas marcados, para posteriormente obtermos o sucesso reprodutivo da colônia.

domingo, 15 de maio de 2011

As Ilhas Moleques do Sul

Neste último final de semana foi realizada a primeira saída de campo do projeto intitulado Ecologia de Larus dominicanus no litoral de Santa Catarina, que fará fazer parte de uma tese de doutorado em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos. Nesta primeira saída foram realizados censos das aves e algumas das fotos seguem abaixo. Nas próximas saídas, algumas aves deverão ser capturadas, para que penas possam ser retiradas e posteriormente analisadas para saber a contaminação por metais pesados. Análises genéticas e microbiológicas também deverão ser feitas. Como prometido, vamos manter todos informados sobre o andamento do projeto que deverá estender-se até 2015.















domingo, 17 de abril de 2011

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ecologia de Aves Marinhas nas Ilhas de Santa Catarina

Como prometido, a partir de agora, vamos deixar todos a par dos novos projetos que estão em desenvolvimento pelo pessoal da Eco-Sensu. O mais recente, e que deve se estender por um período de quatro anos tem como título: Ecologia de Larus dominicanus no litoral de Santa Catarina. Para quem não conhece, a espécie citada é a nossa famosa gaivota. Este trabalho, que faz parte da tese de doutorado do Programa de Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - SP, visa a obtenção de dados referentes a ecologia reprodutiva dessas aves nas ilhas do litoral catarinense, assim como a obtenção de informações que permitam nos dizer se existem variações genéticas entre as populações que reproduzem em diferentes ilhas, e também dados que permitam avaliar a sensibilidade dessas aves a contaminantes químicos e patógenos de origem antrópica. Toda essa informação será muito valiosa, pois posteriormente poderá ser utilizada na caracterização de problemas de contaminação dos ecossistemas marinhos, utilizando as aves como indicadores ambientais desses problemas. As atividades de campo irão iniciar em maio/2011, e mês a mês estaremos publicando diários de campo, assim como fotos e vídeos das nossas expedições.

Até breve!!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Novos Projetos - 2011 !!!

O final de 2010 esteve muito corrido e por isso pedimos desculpas pela falta de atualização do nosso blog. No entanto, gostaríamos de desejar um grande ano para todos que acompanham nosso trabalho, e adiantar que novos projetos relacionados à proteção do meio ambiente estão em andamento e/ou serão desenvolvidos neste ano. E a idéia é partilhar o dia a dia das nossas aventuras, seja em mar ou terra, e também o resultado desses trabalhos para mostrar um pouquinho de como funciona todo o processo de um projeto de pesquisa, e que são a base das informações científicas, podendo ser utilizadas para tomada de decisão, em relação aos problemas ambientais. Iremos partilhar fotos e vídeos, buscando maior interação e esperamos que vcs curtam. Até mais!