domingo, 28 de junho de 2009

Voos Ameaçados

Todos os anos, a IUCN - União Internacional para a Conservação da Natureza divulga uma lista das aves ameaçadas de extinção no planeta em parceria com a entidade BIRDLIFE Internacional, que conduz a pesquisa. A relação de 2009 é composta por 1.227 espécies de pássaros - 192 delas em perigo crítico - que tiveram seu habitat afetados pelo desmatamento, pelo avanço da agricultura ou pelas mudanças climáticas. Acredita-se que 153 espécies já sumiram do mundo desde o ano 1500. Os pesquisadores da IUCN manifestaram grande preocupação com o número de aves em risco, apesar das muitas iniciativas de conservação. Um exemplo é o colibri (Eriocnemis isabellae) endêmico de uma região restrita na Colômbia.



Para citar um exemplo positivo, no Brasil, a Ararinha-Azul, que vive no Raso da Catarina, na Bahia e saiu da lista de perigo crítico, graças as ações conservacionistas.



Porém, para o diretor da BIRDLIFE, Leon Bennun, as comemorações não tem as mesmas proporções que os desafios, porém essa nova listagem das espécies ameaçadas mostra um caminho. Acesse o site: http://www.iucn.org/ (Fonte: Revista Globo Rural, Junho/09).

domingo, 21 de junho de 2009

Logo da Eco-Sensu


Estamos postando o Logo da Eco-Sensu, de concepção de Bianca de A. Pereira.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Audiência Pública do RIMA - PCH's em Indaial


Foi na terça-feira do dia 16/06/09 que tivemos a apresentação da proposta de construção das PCH's, ou Pequenas Centrais Hidroelétricas na Sociedade Recreativa de Indaial. Na ocasião estiveram presentes pessoas da comunidade, autoridades e empreendedores. O início da seção se fez com a explanação por parte do engenheiro responsável pela construção e seguiu com a apresentação do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA), pelo biólogo responsável Diego Miguel Perez.
Posteriormente a apresentação do RIMA, as pessoas da comunidade foram convidadas a questionar sobre os futuros impactos ambientais, sociais e econômicos, no caso da instalação das barragens e pontamente os responsáveis atenderam a essas perguntas. Vale salientar que um dos principais problemas abordados foi a questão das cheias do rio Itajaí-Açú, seguido de comentários sobre a descaracterização local, problemas com as espécies de fauna e flora entre outros. Um fato interessante a ser notado, é que apesar da intensa propaganda feita para a convocação da população, o número de presentes foi reduzido. Isso talvez se deva em parte pela falta de costume e não entendimento da importância da participação popular na tomada de decisões de construções dessa magnitude. Hoje sabemos que por força de lei, os empreendedores para conseguirem as licenças de instalação e operação, devem estar em conformidade com as expectativas da população, portanto é dever do cidadão acompanhar essas audiências e tomar conhecimento de todo o processo envolvido.
De maneira geral, pode-se concluir que os resultados foram positivos, e que a equipe técnica responsável pela construção do empreendimento assegurou para todos os participantes e também aqueles que serão diretamente afetados, que no caso de obterem a licença de instalação por parte do orgão ambiental responsável, na ocasião, representado pela FATMA, todas as medidas compensatórias já previstas no RIMA serão levadas a cabo. Algumas dessas medidas podem ser destacadas, como por exemplo, o monitoramento da qualidade de água, muito importante para que seja feito um acompanhamento do pós-instalação do empreendimento, o programa de comunicação social e educação ambiental, programa de recuperação de áreas degradadas e recomposição de mata ciliar, monitoramento da ictiofauna (peixes), resgate e monitoramento de fauna, entre outros. Esperamos que todas essas medidas de mitigação sejam levadas adiante, para que possamos caminhar para o popular "desenvolvimento sustentável".














































































domingo, 14 de junho de 2009

Olá!!! Estamos dando as boas vindas às pessoas que desejam compartilhar idéias sobre as mais diversas questões voltadas a proteção do meio ambiente. Esperamos que esta seja mais uma ferramenta interativa e que permita essa troca de maneira informal, simplificada e que possa gerar mais uma fonte de informações voltados para o gerenciamento ambiental.